domingo, 22 de agosto de 2010

Descomedimento

O maior símbolo da velhice é a caduquice. Todo mundo tem medo de caducar, de ficar sem saber o que está dizendo, sem saber o que está fazendo, e, sobretudo, sem ter consciência disto. Acontece que, deliberadamente, buscamos isto. Bebemos, enchemos a cara, usamos toda espécie de artifícios para fugir da consciência que aparentamos ter normalmente. Pra mim, a pior parte de envelhecer, além de ficar mais perto da morte, é aumentar a intensidade das manias que a gente vai adquirindo na vida. Minha mãe é mestra nisto, Dona Luisa tem setenta e seis anos, mora comigo, sua filha caçula. Ela talvez não dê por isto, mas a cada dia que passa suas manias se acentuam. E nada acontece, como a gente costuma pensar, de um dia pro outro.

Minha mãe sempre foi a pessoa com o maior número de dogmas, caprichos e teimas que eu já conheci. Esbravejava quando me via andando descalça mas, no fundo no fundo, os filhos acabam por educar seus pais, no sentido de que não há educação que possa superar a natureza de uma pessoa. Andar descalço é uma característica da minha natureza, seja lá o que isto insinue. Por mais que minha mãe berrasse, prometesse fazer o diabo comigo, eu nunca deixei esse hábito. Mas como os filhos também são educados pelos pais, acabei por pegar uma de suas manias: só tomo banho de chinelos, sempre, mesmo no banheiro de casa.  A gente não sabe ao certo de onde nasce uma mania. Essa idéia fixa de minha mãe de que as pessoas só podem andar calçadas, em todas as situações, excetuando-se duas ou três ocasiões especiais,  tem um possível porque: os pés de minha mãe são extremamente sensíveis, muito finos mesmo. Só não sei se isto nasceu da sua mania, que acabou por sensibilizá-los demais . Ou se a sua mania nasceu disto.  

Luisa refinou tanto este velho hábito que agora tem dois chinelos, um para o uso normal e o outro só para quando vai tomar banho.

2 comentários:

  1. Maria, que gosta de botar os pes no chão!
    tb tenho essa mania

    ResponderExcluir
  2. Tenho mania de mãe e de filha, gosto de andar descalça e de tomar banho calçada...

    ResponderExcluir

Esqueçam a luta política,
ponham de lado preocupações comerciais,
percam um pouco de tempo indagando,
inquirindo, remexendo.
Não se arrependerão.
Não
há gratificação maior do que o sorriso
de mãe em festa




*